O Pequeno Mestre
(Sidekicks)

O Pequeno Mestre (Sidekicks)

Depois de ter brilhado ao lado de Arnold Schwarzenegger e Brigitte Nielsen no filme Guerreiros do Fogo, como o Príncipe Tarn, o garotinho oriental que havia roubado algumas cenas do filme com sua simpatia e brilhante atuação, Ernie Reyes Jr, conseguiu protagonizar um seriado de Tv que fez grande sucesso aqui no Brasil, a série O Pequeno Mestre (Sidekicks), onde o ator mirim já apresentava seu conhecimento em artes marciais com apenas 13 anos.

A série que estreou na ABC no dia 19 de setembro de 1986, durou apenas 22 episódios de 30 minutos, mas foi o suficiente para consolidar o nome do garotinho no mundo das artes marciais, levando-o ao estrelato.

O Sargento Jake Rizzo (Gil Gerard, conhecido em sua performance como Buck Rogers na tevê) é o típico policial solteirão, que leva uma vida regrada e sem extravagâncias, dedicada exclusivamente ao seu trabalho. Até que um dia conhece o garoto Ernie Lee (Ernie Reyes Jr), uma criança muito educada de apenas 10 anos. Ernie foi deixado à porta de Jake Rizzo pelo avô do garoto quando este estava morrendo, pois o velho acreditava que Jake era o homem ideal para adotar Ernie como filho.

Acontece que tinha um pequeno detalhe que Jake Rizzo veio a descobrir mais tarde, com grande surpresa: o jovem Ernie Lee havia aprendido com o seu avô a arte do Karatê e tornando-se um pequeno mestre, capaz de derrotar uma gangue inteira de malfeitores adultos usando apenas as técnicas da arte marcial, além disso seu avô Sabasan (Keye Luke) havia passado para o garoto o título do último Patasani de Cavaleiro Elétrico, dando a ele poderes místicos. Logo Jake acabou se entusiasmando com a idéia de ser pai e a cada dia passou a aprender novas coisas da cultura oriental.

Toda está confusão deixou Jake meio descontrolado, pois ele tentava a todo custo manter o garoto longe de confusão, no desejo de vê-lo levar a vida de uma criança normal, mas era só o policial se meter em confusão que o garoto sempre salvava seu pai adotivo baixando o sarrafo em todo o mundo.

Além disso, Jake Rizzo tinha que enfrentar o trabalho da assistente social Patricia Blake (Nancy Stafford) que no início se desdobrava para tentar levar o garoto para um orfanato, buscando provas de que Jake era um mau pai. Até que conheceu o verdadeiro carinho que o policial durão dava ao menino, assim, acabou se aproximando de Jake, com admiração e disposta a ajudá-lo na criação de Ernie.

O jovem Ernie Reyes Jr era na vida real um faixa preta de Karatê, mas suas cenas no seriado eram coreografadas por seu pai Sr. Ernie Reyes.

A série foi exibida no Brasil pela Rede Globo em 1987 e teve uma grande repercussão entre as crianças que sonhavam em lutar tão bem quanto Ernie. Todos esperavam o momento em que o jovem oriental entrasse em cena distribuindo com maestria seus golpes, derrubando brutamontes e desarmando bandidos, não que desse dó dos vilões, mas no fim de cada luta parecia covardia apenas 7 ou 8 homens contra aquele menino. O Pequeno Mestre tornou-se um programa tradicional nas manhãs de domingo aqui no Brasil.