Ô, Coitado!

Ô, Coitado!

Filomena é uma empregada que trabalha na casa do cantor em decadência Steve Formoso. Sua ingenuidade, aliada à sua honestidade e interesse em ajudar as pessoas, faz com que se envolva em vários problemas.

A personagem doméstica Filomena, do programa A Praça é Nossa, ganhou o seu próprio programa em 4 de março de 1999 intitulado Ô, Coitado!, nome tirado do seu conhecido bordão. Em Ô, Coitado!, Filomena (Gorete Milagres), uma empregada humilde e sem nenhuma cultura do interior de  Minas Gerais que veio para  São Paulo trabalhar na casa do cantor em decadência Steve Formoso, vivido por Moacyr Franco. Enquanto fazia os seus serviços domésticos, Filomena cuidava do seu patrão, o escondia dos credores, e divertia a todos, falando uma cem vezes "Ô, Coitado!" até que o bordão enfraquecesse pelo cansaço.

O programa era quase todo gravado em internas, na residência do Steve Formoso, e contava sempre com as aparições do Carteiro Juju e da maior amiga de Filomena a sua galinha.

Quando o programa começou a guinar começaram os desentendimentos entre o diretor Guto Franco e a atriz Gorete Milagres, levando Guto e seu pai Moacyr Franco a deixarem o programa. A desculpa dada aos telespectadores para a saída de Steve foi que o cantor tinha tantas dívidas que abandonou a casa e a pobre Filó e fugiu . A casa do cantor foi vendida e transformada num restaurante, ou melhor em dois restaurantes, um de comida Mineira e o outro de comida Francesa , a confusão foi armada.

O novo formato do programa estreou em 6 de abril de 2000,  mostrando que Filó foi trabalhar no apartamento de uma família, com filho e tudo. Além disso, Gorete começou a fazer outros personagens, como a atriz Marlete e a radialista Zulurdes. O novo formato do programa trazia ainda uma série de personagens novos como: Curió um porteiro paquerador, Coelho um síndico vilão, o Senhor paquerador Ubiratan, Val a empregada da vizinha de D. Cláudia, a moderna Vovó Lili a patroa de Filó Dona Cláudia e seus filhos Tabata e Ricardo. Mas o programa não emplacou novamente por descaracterizar demais a personagem, além disso é difícil manter um personagem no ar por tanto tempo só por causa de um bordão.


Elenco

Gorete Milagres - Filomena, Zulurdes e Marlete
Moacyr Franco - Steve Formoso
Márcia Real - Heliodora
Mara Manzan - Dona Cráudia
Otávio Mendes - Coelho
Maurício Tizumb - Curió
Luigui Palhares - Ricardo
Amanda Costa - Tábata
Turíbio Ruiz - Ubiratan
Ju Colombo - Val