Jaspion
(Kyojuu Tokusou Jaspion)

Jaspion (Kyojuu Tokusou Jaspion)

Jaspion, no Brasil, O Fantástico Jaspion (Kyojuu Tokusou Jaspion em japonês) é uma série de TV de tokusatsu do gênero dos Metal Heroes, produzido pela Toei Company e exibido pela TV Asahi entre 15 de março de 1985 e 24 de março de 1986. Foi estrelada por Hikaru Kurosaki no papel-título. No Brasil, foi televisada a pela Rede Manchete a partir de 1988.

A série, criada por Saburo Yatsude e com roteiros de Shozo Uehara, foi produzida em 1985 pela Toei Company e teve 46 episódios gravados mais um episódio especial com os principais momentos da série (este último inédito no Brasil). As cenas de ação ficaram a cargo do Japan Action Club (JAC), principal agência de dublês japonesa e contratada preferencial da Toei em suas séries. No Brasil, os episódios foram dublados e adaptados nos estúdios da Álamo.

No elenco, Hikaru Kurossaki (nome artístico de Seiki Kurosaki) interpretava o herói carismático Jaspion e Kiyomi Tsukada era sua parceira, a bela andróide Anri. O temível vilão MacGaren (Mad Galant no original) era interpretado pelo conhecido ator de ação Junichi Haruta que dispensava dublês nas cenas arriscadas de seu personagem. Outro ator famoso na série foi Hiroshi Watari, no papel de Boomerman (Boomerang no original). Watari também foi a estrela das séries Sharivan (1983) e Spielvan (1986).

Jaspion, junto com Changeman, abriu as portas do mercado brasileiro para diversos seriados do mesmo estilo continuando o impacto iniciado com National Kid nos anos 60 e Ultraman e Ultraseven nos anos 70 e 80. Toda criança daquela época queria uma fantasia dos seus heróis favoritos ou os brinquedos (bonecos, jogos de tabuleiro, cadernos) ligados ao seriado naquela época. No que muitos considerariam uma astuta jogada de "marketing", a TV Manchete exibia Jaspion aproximadamente às 18h30 - justamente o horário em que as crianças saíam das escolas, uma garantia de audiência.

Também conhecida foi a estratégia da Manchete de retardar ao máximo possível a exibição dos dois últimos episódios da série, possivelmente para garantir o comparecimento da audiência ao menos por alguns minutos por dia, para a "contagem" dos capítulos. É possível obter o depoimento de qualquer seguidor fiel dos seriados japoneses a respeito de sua frustração quando, no dia seguinte à exibição do episódio 44 ("Retorno Satânico"), o seguinte ("Sou o filho de Satã Goss") não era veiculado. A estratégia continuou até meados de 1991, quando o capítulo final foi enfim liberado. Depois do sucesso que o seriado fez no Brasil, a moda foi se esgotando e os seriados trocando de emissora. Jaspion e Changeman voltaram a televisão na Rede Record em 1995 e foi o último suspiro para depois nunca mais serem exibidos.

Jaspion foi e continua sendo um ícone de toda uma geração, e em termos de números é sem dúvidas a série tokusatsu com maior sucesso e com o maior número de fãs fora do Japão que existem. Jaspion deixou fãs fiéis e apaixonados que sem dúvidas sonham um dia com uma visita dele Hikaru Kurosaki ao Brasil.

A saga de Jaspion se inicia quando o sábio Edin (Edgin, na versão original japonesa) encontra o garoto entre os destroços de uma nave na qual seus pais morreram juntos por causa de um acidente. Edin cria Jaspion por vários anos sabendo que este seria o guerreiro celestial encarregado de destruir o mal criado por Satan Goss.

Jaspion, já na adolescência, compreende o seu destino e aceita de Edin as armas e a andróide Anri que seu mentor construiu para esse confronto contra Satan Goss. Ele seria encarregado de encontrar os pedaços da Bíblia Galáctica (que havia se espalhado pelo Universo após o Planeta ancestral de Edin ter sido destruído por um cometa) e destruir o império de Satan Goss. Entre as suas armas estava a armadura Metaltex que aparecia a um comando mental seu e a nave Daileon, que também se transformava em um enorme robô gigante.

Em seus vários combates, Jaspion e Anri fizeram vários aliados, como a pequena alienígena Miya, o agente da polícia espacial Boomerman (Boomerang, no original) e o professor Nambara.

Num dia, Jaspion monitorava o planeta Terra e um feixe de luz quase o cega. Edin diz que aquilo era o sinal que estava presente na Bíblia Galáctica, e que ele é o guerreiro escolhido para juntar cinco crianças e um bebê que farão surgir o Pássaro Dourado, capaz de derrotar Satan Goss. Jaspion aceita a nova missão e vai em busca das crianças.

A luta chega ao seu auge quando Jaspion enfrenta Mac Garen (Mad Galant, no original), filho de Satan Goss, de igual para igual. Jaspion liquida Mac Garen com um ataque certeiro com sua Cosmic Laser. Mac Garen chama pelo seu pai antes de morrer, o que deixa Satan Goss furioso com Jaspion e pronto para a luta final.

A luta se torna intensa, mas Edin se sacrifica ao tentar segurar Satan Goss para que Jaspion juntasse o bebê e as cinco crianças irradiadas pela luz. Jaspion sabia que ainda não tinha encontrado o bebê e tenta se vingar da morte de seu mentor numa luta decisiva dentro de Daileon contra Satan Goss. Durante a luta o Pássaro Dourado aparece e se torna uma espada gigante para ser usada por Daileon. Eles continuam a lutar mas, quando Daileon tenta executar o movimento que Jaspion usa para acabar com seus inimigos, o golpe Cosmic Laser, Satã Goss se esquiva e Daileon não consegue acabar com a luta.

Um enorme terremoto surge e o chão se divide em dois, de onde sai um ovo que emana a luz dourada que dá à espada de Daileon a força suficiente para derrotar Satan Goss. Satã Goss fica paralisado pela luz irradiada pelo ovo dourado, possibilitando assim que Daileon acerte o golpe final Cosmic Laser. A vitória é conseguida com muito custo e Jaspion vê que dentro do ovo estava um bebê. Ele e Anri decidem cuidar da criança, assim como Edin fez com ele.


Personagens

Jaspion - O protagonista da série. Teve seus pais mortos e desde então foi criado e treinado pelo profeta e cientista Edin para enfrentar o terrível Satan Goss.


Aliados

Anri - Andróide criada por Edin, acompanha Jaspion em suas missões.

Edin - O profeta da galáxia, criou Jaspion e previu através da Bíblia Galática a aparição de Satan Goss. Sempre carrega consigo um cajado.

Miya - Foi salva por Jaspion e Anri na primeira de suas viagens espaciais e desde então acompanha-os em suas missões.

Boomerman (Original: Boomerang) - Teve o irmão assassinado por MacGaren e desde então quer vingar sua morte, Adquire ao longo da série um ataque ("Cross-cutter") em que une os dois bumerangues em uma cruz e se tornam mais afiados chegando a cortar até metal.

Professor Ken-ichiro Nanbara - Começa a participar da série a partir do episódio 15. Após ter sucessivos e estranhos sonhos, começa a procurar suas imagens em livros de mitologia, até chegar a uma obscura lenda sobre um Pássaro Dourado. Suas pesquisas chegam aos ouvidos de MacGaren e o fazem ser perseguido por ele e seu grupo. Desde então passa a colaborar com Jaspion.

Kanoko - filha de Nambara e a primeira das "cinco crianças irradiadas" a ser encontrada.

Kenta - filho mais novo de Nambara.

Daisuke - A terceira criança encontrada.

Hiroshi - Quarta criança encontrada. Tinha uma amizade especial com o alienígena Pep.

Kumiko - A segunda criança encontrada.

Mika - A última das 5 crianças a ser encontrada por Jaspion e seus amigos.


Inimigos

Satan Goss - Criado a partir da união das energias malignas do universo, Satan Goss pretende conquistar o universo inteiro e criar o Império dos Monstros. No final da série sofre uma transformação na qual fica ainda mais poderoso. Sempre que ocorria a sua aparição uma voz em OFF pronunciava: "Satan Goss têm o poder de enfurecer os seres, e transformá-los em monstros incontroláveis." Por muitos é considerado o Darth Vader japonês.

MacGaren (Mad Galant) - O filho de Satan Goss. Foi encarregado de espionar a Terra. Transformado utiliza uma armadura negra, uma espada e pode ainda soltar raios pelos dedos.

Kilza, a Bruxa Galáctica (ep.29-36) - Vinda de um planeta desconhecido, aparece pela primeira vez no episódio 29, ressucitando MacGaren após a morte deste pelas mãos do herói. Muito ousada em seus planos, mas também esquentada e autoconfiante demais. Ganhou um lugar na memória dos brasileiros graças ao fato de todas as suas mágicas envolverem a recitação repetidas vezes da fórmula "Berebekan Katabamba" ("Beremekan Katabunda" no original, alterada pela dublagem por motivos óbvios) e a finalização "Kikerá!!!!".

Purima e Goru/Gyoru - Outrora membros do bando dos Quadridemos, as duas permanecem como guardas pessoais de MacGaren após o fim do grupo, causado pela morte dos componentes restantes, Iki (no episódio 15) e Zampa (no 18). Purima se vale de espadas e de uma bola de cristal capaz de um ataque de raios de grande abrangência de área. Já Goru usa uma flauta capaz de transformar a ela e a outros em animais, porém mais usada como bastão de combate e zarabatana.

Kilmaza (ep.39-46) - Com a morte definitiva de Kilza no episódio 36, sua irmã --e também bruxa-- Kilmaza surge tanto para vingá-la quanto para obter uma fração do poder de Satã Goss. Embora não tenha confrontado Jaspion diretamente (não por tempo significativo), seus auxiliares, os cinco ninjas espaciais (Ka, Sui, Mok/Moku, Do e Fu), o fizeram, e foram sendo mortos um a um. Esses ninjas usavam técnicas peculiares como atirar bolas de energia em suas respectivas cores e a técnica mão-espada com fogo. Somente revelavam as suas verdadeiras formas depois de serem partidos ao meio por Jaspion. Aqui estão eles:

Ka:: O ninja com um símbolo vermelho na testa. Ele usa o fogo como elemento. Possui um ataque interessante: ele pula sobre o fogo e avança para cima do inimigo causando uma explosão. Sua verdadeira forma é um canhão.

Sui: O ninja com um símbolo azul na testa. Ele utiliza somente a mão-espada. Sua verdadeira forma é uma espécie de satélite com pontas, capaz de atirar raios e absorver a energia da armadura através de contato com ela.

Mok: O ninja com um símbolo verde na testa. Pode disparar raios verdes com as duas mãos. Sua verdadeira forma é uma espécie de guerreiro espacial vestido de branco e usando uma espécie de máscara demoníaca lembrando um pouco um ator do teatro Kabuki. Usa uma lança como arma nessa forma.

Do: O ninja com um símbolo branco na testa. Ele pode se esconder debaixo da terra para provocar ataques-surpresa. Sua verdadeira forma é uma espécie de monstro-caveira, que dispara raios e que pode dobrar de tamanho, aumentando o poder do ataque.

Fu: O ninja com um símbolo amarelo na testa. O ataque dele é similar ao de Ka, com a diferença de usar o elemento do vento. Ele e Ka deram bastante trabalho a Jaspion, somente sendo derrotados quando as duas técnicas se colidiram, fazendo-os voar longe. Sua verdadeira forma é uma bola de fogo enorme que representa a munição inesgotável do canhão.

Amazonas 1 e 2 (ep. 10) - Mulheres criadas pelo ciêntista á mando de Macgaren para roubarem o fóssil do pirossauro,e lutar contra Jaspion.

Zampa (ep.13-18) - Um dos quadridemos e andróide do Império das Máquinas. Foi o assassino dos pais de Jaspion.

Iki (ep.13-15) - Um dos quadridemos, o primeiro a morrer.

Zamurai (ep.19) - Antigo caçador de cabeças que foi derrotado há 900 anos e, desde então, vive no mar. Do monstro Homibura recebe uma vida infinita e junto com MacGaren criou um plano de criar golfinhos-míssil.

Guila (ep.20) - Assassino do Universo que desperta de seu caixão. Junto com MacGaren estuda meticulosamente a força e as armas de Jaspion para derrotá-lo.

Titânia (ep.22) - Feiticeira, coloca em Kanoko um feitiço em que uma aranha aparece na testa da filha de Nambara. Ela é a mestra de Purima.

Irmãos Kasami 1 e 2 (ep. 25 e 26) - Irmãos que dominaram o planeta Drods de Koko, vão a terra para exterminar Jaspion e trazem o garoto Koko, Kasami 2 o mais atrapalhado morre primeiro, para se vingar Kasami 1 convoca o monstro Bolgan que quase destrui Daileon, Kasami 1 também é morto por Jaspion em uma batalha.

As Graciosas As, Copas e Damas (ep. 27) - Grupos de moças que tiveram a missão de raptar os jovens, na verdade é um monstro parecido com o cerberus.

Aigaman (ep.28) - Em seu cérebro eletrônico Aigaman computou e estudou todos os golpes de Jaspion e Daileon para derrotá-los, conseguindo assim prever de antemão seus golpes. Junto com o monstro Aiga travou uma acirrada luta contra Daileon, até que Jaspion fez um movimento desconhecido a Aiga e o derrotou.

Silk (ep.31) - Criminoso internacional procurado por Boomerman que provocou guerras ao redor do mundo. Junto com seus capangas Kenga e Zaul se junta a MacGaren em um plano duplo, no qual Silk exigia todas as barras de ouro do banco do Japão enquanto que através de explosivos colocados em baixo do mar iria afundar o Japão.

Tipp (ep.32) - Velho alienígina que controla os robôs domésticos afim de destruir as geladeiras e os carros.

Dragoon/Bragul (ep. 37) - Alienígina especialista em cozinhar, que usa a falsa Miia para Jaspion comer a comida envenenada.

Monstros Gigantes - São monstros pacíficos, onde Satã Goss enfurece e Jaspion se vê obrigado a destruir com o gigante guerreiro Daileon, alguns como Titânia e Dinamático já visam o mal e outros controlados como o Aiga e Bolgan.


Outros

John Tiger (ep.41) - Amigo de criação de Jaspion. No entanto influenciado por Kilmaza trava um combate contra Jaspion.

Pep (ep.42) - Alienígena que teve sua família raptada por Satan Goss e sua trupe. Desenvolve uma amizade especial com o garoto Hiroshi.....

Rod e Satie-(ep.8 e 29) - Casal que trabalhava para a quadrilha de Mac Garen,eram da constelação de Órion,enganados por uma falsa promesa que Mac Garen fez para entrarem na quadrilha, mas desertaram depois que viram que o que estavam fazendo era ruim principalmente depois que o irmão de Bommerman se infiltrou na quadrilha para desmacarar Mac Garen e acabou sendo morto, então o próprio Bommerman resolveu ajudá-los depois que eles optaram por deserdarem da quadrilha, desde então Mac Garen passou a persegui-los para puni-los pela traição.

Namaguederaz (ep.03 e 25 ) - Monstro de estimação do menino Koko, que ele diz ser o seu pai pelo fato de ele ser órfão e Namanguederaz o cuidar dele, foi manipulado por Satan Goss, mas Jaspion desfazer o feitiço, pois o amor paterno de Koko por Namenguameraz foi mais forte.

Koko (ep.03 e 25 ) - menino que perdeu os pais e fois criado pelo monstro Namaguederaz no planeta Drods, é trazido na terra no episódio 25 pelos irmãos Kasami e salvo por Jaspion, sendo assim sua última participação na série.


Guia de Episódios

Número Nome do episódio Monstro(s) do episódio Vilão(ões) do episódio Protagonista(s) do episódio Data de exibição (Japão)
01 O planeta de Edin (*) Haneda e Marigoss Jaspion e Edin 15/03/1985
02 O triste fim de Sakurá Tee Goss Cérebro eletrônico Sakurá Jaspion 22/03/1985
03 O sonho do menino galático Namaguederaz Koko 29/03/1985
04 A fúria do pântano Gaios/Golk Jaspion 19/04/1985
05 O enigma da flauta Giga Jaspion 26/04/1985
06 Gordon em busca da mãe Gelgon (***) Jaspion 03/05/1985
07 O demônio da montanha Mongorila Booberman 17/05/1985
08 O casal fugitivo Douradus/Douradous Rod e Satie 24/05/1985
09 A história de uma árvore Troncor Jaspion 31/05/1985
10 O ataque do Pirossauro Pirossauro Amazona 1 e Amazona 2 Anri 07/06/1985
11 Perigo em Tsukuba/ Terror em Tsukuba Gamadoraz Jaspion 14/06/1985
12 A profecia Satan Goss Jaspion e Edin 21/06/1985
13 A investida dos aliados espaciais Paregonta/Baregonta Quadridemos Ikki, Zampa, Porima e Goru Jaspion 28/06/1985
14 Perigo na lagoa dos noivos Maressauro Jaspion 05/07/1985
15 # Sonho ou ilusão? -- A imagem dourada Botossanki Ikki Nambara 12/07/1985
16 Qual o destino da humanidade? Dimátiko/Dinamátiko Dimátiko/Dinamátiko Jaspion 19/07/1985
17 O mistério do Pássaro Dourado Head Dorima Nambara 26/07/1985
18 O inimigo imortal Androide Zampa Kelly e Hanna, os pais de Jaspion, Jaspion 02/08/1985
19 Alerta no oceano Humibura Zamurai Jaspion 09/08/1985
20 A última chance Hakaban Guila Jaspion 30/08/1985
21 O valente garoto jogador Magnêda Takeshi ( o garoto jogador) 06/09/1985
22 O feitiço de Titânia Kumôda Titânia Kanoko 13/09/1985
23 O monstro do século Sion (monstro pacífico), que acaba possuído pelo Satan Goss . Yada (dono do Sion) 20/09/1985
24 Ambição perigosa Môke 11/10/1985
25 Tóquio em perigo (**) Donguez (diz-se "Donguê") e Namaguederaz (ep 3) como aliado Os Irmãos Gasami (diz-se "Gassami"): Gasami 2 é destruído Koko 18/10/1985
26 O contra-ataque de Daileon Bogan Gasami 1 Daileon 25/10/1985
27 Juventude ameaçadora Sodomon (***) O trio "As Graciosas": Ás, Copa e Dama Jaspion 01/11/1985
28 Dados mortais do monstro eletrônico Aiga Aigaman Daileon 08/11/1985
29 A morte de MacGaren Gazla MacGaren Rody e Satty 15/11/1985
30 O pânico do balão Baloon Kilza Jaspion 22/11/1985
31 Golpe na TV Destros Silk, Kenga e Zaul Booberman 29/11/1985
32 A conspiração do robô Tip 06/12/1985
33 A batalha de magia negra Magim Kilza Jaspion 20/12/1985
34 A fortaleza indestrutível Fortes Tomakazu e seu pai 27/12/1985
35 A descoberta do pergaminho Satã Goss Nambara e Kanoko (1ª criança apontada pela luz) 06/01/1986
36 O milagre das novas vidas Dimushi Kilza Komiko (2ª criança apontada pela luz) 13/01/1986
37 Cardápio infernal Ebizol Dragoon/Bragul Miya 20/01/1986
38 Trama miraculosa Acquarock Miki (menina milagrosa) 27/01/1986
39 O poderoso beijo de Miyo Kilmaza e Ninjas espaciais, Do ( Ninja Espacial) Daizuke (4ª criança apontada pela luz) 03/02/1986
40 O enigma do meteoro Diagross Sui (Ninja Espacial) Jaspion 10/02/1986
41 O atirador da justiça Destran Jonh Tiger Jaspion e John Tiger 17/02/1986
42 A história de Pep e Hiroshi O tanque guardião da fortaleza de MacGaren Moku (Ninja Espacial) Hiroshi ( 4ª criança apontada pela luz), e alienígina Pep 24/02/1986
43 O misterioso mundo de Satan Goss Satã Goss (sofre uma metamoefoe e se transforma no poderoso Satan Goss Ka e Fu (Ninjas espaciais) Jaspion 03/03/1986
44 Retorno satânico Batroguess (monstro que Jaspion venceu sem precisar de Daileon) Purima e Goru Jaspion 10/03/1986
45 Sou o filho de Satan Goss MacGaren Mika (5ªcriança apontada pela luz) 17/03/1986
46 A união dos povos da via láctea Poderoso Satã Goss Kilmaza Edin (morre), as cinco crianças, e Jaspion 24/03/1986


Elenco

Myoko — Megumi Sekiguchi
Jaspion — Hikaru Kurosaki/Takanori Shibahara, Kazuyoshi Yamada e Noriaki Kaneda (dublês)
Anri — Kiyomi Tsukada
Miya (voz) — Atsuko Koganezawa
Edin — Noburu Nakatani
Boomerman — Hiroshi Watari
Nambara — Isao Sasaki
Kanoko — Kiyomi Sone
Kenta — Daisuke Yamashita
Kumiko — Miki Takahashi
Hiroshi — Hayato Komori
Mika — Akane Kudo
Daisuke (Daisaku no original) — Tatsuya Nakagawa
Satan Goss (voz) — Unchou Ishizuka
MacGaren (Mad Galan, no original) — Junichi Haruta
Purima (Prima, no original) — Misa Nirei
Gyoru (Gillaule, no original) — Kei Aman
Ikki — Toschimichi Takahashi
Zampa (Zanba, no original) — Daigaku Sekine
Kilza — Junko Takahata
Kilmaza — Yukie Kagawa
Rod — Hiroshi Sato
Satie — Hisae Hayashi
Koko — Hirokatsu Ano
Titânia (Tikita, no original) — Waka Sato

Dubladores

Jaspion — Carlos Takeshi
Anri — Denise Simonetto(ep.1-16), Cecília Lemes(ep.17-46)
Edin — Borges de Barros
Bommerman — Carlos Laranjeira
Nambara — Armando Tiraboschi
Kenta — Denise Simonetto (1ª voz), Lira Rodrigues (2ª voz), Hermes Baroli (3ª voz)
Rod (eps. 8 e 29)— Eduardo Camarão
Satie (eps. 8 e 29)— Lúcia Helena
Satan Goss — Líbero Miguel
MacGaren — Francisco Borges(ep.5-16), Ricardo Medrado(ep.4, 17-45)
Kilza — Maximira Figueiredo
Kilmaza — Isaura Gomes
Purima — Neuza Azevedo
Gyoru — Nair Silva
Ikki — Líbero Miguel
Kelly(pai de Jaspion)— Mauro de Almeida
Gassami Nº1 — Gilberto Baroli
Gassami Nº2 — Eleu Salvador
Senhor Akiyama (ep. 19 e 22) — Renato Master
Zamurai (ep. 19) — Gilberto Baroli
Guilha (ep. 20) — Antônio Moreno
Titânia (ep. 22) — Maximira Figueiredo
Yada (ep. 23) — Eleu Salvador
Trio as graciosas (ep. 27) — Alessandra Araújo
Aiga (ep. 28) — Gilberto Baroli
Silk ( ep. 31) — Gilberto Baroli
Tip (ep.32) — Waldyr de Oliveira
Bragul/Dragoon (ep.37) — Waldyr de Oliveira
Daisuke (ep. 39) — Wendell Bezerra
Hiroshi (ep. 42) — Carlos Laranjeira
pai da Yumiko (ep.43) — Francisco Borges
Kumiko (ep. 36) — Neuza Azevedo
Mika (ep. 45) — Neuza Azevedo
Narrador — Francisco Borges (série inteira) e Benjamin Filho (até o episódio 16)
Diretor de dubalgem — Gilberto Baroli
Estúdio — Álamo