Família Dinossauro
(Dinosaurs)

Família Dinossauro (Dinosaurs)

Família Dinossauros, por vezes também referenciado como Família Dinossauro, é um seriado de televisão estadunidense. Apesar de ser concebida como um programa infantil, faz uma crítica bem humorada ao chamado "american way of life" e uma sátira da sociedade e dos costumes da classe média.

Produzida pela Disney em parceria com a Jim Henson Productions - a qual concebeu os bonecos que representam os personagens - e a Michael Jacobs Productions, entre 1991 e 1994, a série trata das aventuras de uma família de dinossauros, a Família Silva Sauro (Sinclair, em inglês), que vive em uma sociedade dominada pelos grandes répteis, onde os humanos são animais selvagens!

Estreou no Brasil em abril de 1992 no programa Xou da Xuxa, da TV Globo. A série aumentou os índices de audiência das manhãs, que estavam abaixo do esperado, o que levou a série a ser exibida também aos domingos. Mas a série teve grande audiência só no ano seguinte, quando era exibido dentro do programa infantil TV Colosso às 11hs30min, última atração antes do encerramento das 12hs. Nesse período, o auge da série no Brasil, o merchandising da mesma cresceu muito, com produtos de guloseimas a chaveiros (foram vendidos 40 milhões de envelopes do álbum de figurinhas da série). Após seus episódios serem repetidos várias vezes, saiu do ar em 1995.[carece de fontes?]

No século XXI, o SBT detinha os direitos da série, exibindo-a primeiro semanalmente, no fim das manhãs de domingo e nas noites de sábado, por exemplo, chegando a ser exibida de segunda a sábado à tarde por vários meses, isso em 2003. Em 2005 a série voltou a ser exibida, no sábado, por volta de meio-dia, mas só por algumas semanas.

A série voltou a ser exibida no dia 30 de julho de 2007 pela Rede Bandeirantes, de segunda a sexta às 20:15 até 21hs. No dia 1º de outubro, em virtude deste mesmo horário que foi ocupada pela novela Dance Dance Dance, a série mudou de horário para 21hs. Para os padrões da emissora, é um relativo sucesso de audiência. Pela primeira vez, ultrapassou mais de 3 pontos naquele horário, marcando 8 pontos de pico e 7 de média, ficando no 3º lugar, segundo o Ibope. Mudou novamente de horário no mesmo mês, sendo exibida às 14 e 22hs, mas isso fez a audiência cair um pouco.


A família Silva Sauro passa um bom tempo na frente TV. E, para isso, foi necessário o desenvolvimento de programas voltados ao público jurássico. Dentre esses, há muitas paródias a programas e emissoras do mundo real e alguns deles são listados abaixo:

ABC (Antediluvian Broadcasting Company) - A ABC (American Broadcasting Company), emissora que exibiu a Família Dinossauros nos EUA, foi parodiada como uma das emissoras mais assistidas pelos dinos, a "Companhia Anti-diluviana de Televisão". No episódio "Gênio da TV", Dino se torna executivo e muda a programação da companhia para programas idiotas, que diminuem o QI dos telespectadores.

DNN (Dinosaur News Network) - sátira à emissora de notícias CNN (Cable News Network), que na série tem como correspondente sênior o respeitado jornalista Howard Handupme.

DSPN (Dinosaurs and Sports Programming Network): paródia ao canal de esportes da Disney, ESPN (Entertainment and Sports Programming Network).

DSN (Dinosaur Shopping Network): paródia ao canal de compras estadunidense HSN (Home Shopping Network).

DTV (Dinomusic Television): clara sátira à "MTV" (Music Television).

Ask Mr. Lizard - um programa científico para crianças (baseado no programa infantil americano dos anos 1950 "Ask Mr. Wizard") que sempre termina com Timmy (o pequeno assistente) sofrendo as conseqüências dos experimentos perigosos, levando ao bordão: "Vamos precisar de outro Timmy!" Baby adora o programa.

Mr. Ugh: paródia do programa americano "Mr. Ed", em que um cavalo fala. Na série, é um homem das cavernas que "fala".

Totally Ineffectual Dad: série sobre um pai totalmente ineficiente.

The Smoo Show: "O Show Smoo" é um programa de variedades que repete um palavrão inaceitável pela sociedade, mas que não sai da boca de Baby no episódio "Censura na TV". Outros programas com palavrões também são mencionados, como "The Flark Show" e "Kiss My Glick".

Totally Hidden Predator: uma paródia de "Totally Hidden Video". Programa de câmera escondida que mostra as reações dos dinossauros ao encontrar um monstro que os devorará.

Dirty Dare: refência ao game show dos EUA "Double Dare".

Love Confession: paródia ao talk-show e game do mesmo país "Love Connection".

Good Morning Pangaea: imita o programa da ABC "Good Morning America".

The Hat Channel: O "Canal do Chapéu" é um canal 24 horas com notícias do chapéu, filmes do chapéu e tudo sobre chapéus. Dino assiste ao canal porque não quer desperdiçar o dinheiro que paga da TV a cabo.

House Full of Dads: Série humorística em que uma menina tem doze pais. Baseado em "Três é Demais" e/ou em "My Two Dads", séries americanas.

Mysteries that Haven't Been Solved Yet: Paródia de "Unsolved Mysteries". Aparece no episódio "A quase morte de Zilda".

Pangaea Hills, DINO210: sátira à série dos anos 1990 "Barrados no Baile".

Lifestyles of Those We Envy: paródia ao programa de celebridades "Lifestyles of the Rich and Famous".

Way Too Complicated: paródia à série norte-americana "The Brady Bunch", mas com 14 pequenos dinossauros fantasmas.

A Garota submarina - filme que aparece no episódio "Querida, Sinto falta das crianças". Uma clara referência ao filme Disney A Pequena Sereia.

George - Um Hipopotamo laranja que faz a alegria das crianças, num episódio, Dino se disfarça de George para agradar Baby e foi preso sabendo que George e malvado e quer conquistar Pangea. Uma referência ao dinossauro rosa "Barney"

Há ainda outros programas que aparecem na TV dos dinossauros, mas alguns são desconhecidos do público brasileiro.


Personagens

Dino da Silva Sauro: Patriarca da família, trabalha derrubando árvores na companhia Wesayso (o nome é formado pela fusão de três palavras cuja tradução para o português poderia ser "[faça] o que nós mandamos), comandada pelo cruel Sr. Richfield. O personagem só quer levar uma vida pacífica na frente da TV, e tem o conhecido bordão: "Querida, cheguei".

Fran da Silva Sauro: Matriarca da família e dona de casa. Vive apenas para cuidar do marido e de seus três filhos, Bobby, Charlene e o caçula Baby. Na maioria das vezes, é ela quem comanda a família.

Robert da Silva Sauro (Bobbie): Filho mais velho e, apesar do visual radical, um rapaz consciente e responsável, mas que vive desafiando os tradicionais costumes dos mais velhos.

Charlene da Silva Sauro: Filha do meio da família, é uma típica adolescente que adora música, fazer compras e paquerar os rapazes no shopping. Diferente de Bobby, é alienada às causas sociais, afinal está mais preocupada com a sua aparência e a moda da estação.

Baby da Silva Sauro: Caçula da família, está sempre fazendo travessuras com seus irmãos e principalmente com seu pai, Dino. A interação do personagem com o pai, formando um dos aspectos mais conhecidos do programa, consiste em atingi-lo repetidamente na cabeça com uma frigideira e repetir o bordão: "Não é a mamãe". Também tem outra frase que o torna ainda mais engraçado: "Precisa me amar!"

Vovó Zilda: Mãe de Fran, seu maior hobby é infernizar a vida do genro e se divertir com seus netos.

B.P. Richfield: Dono da companhia derrubadora árvores "Wesayso" (traduzida "Isso é assim" ou "Nós Dizemos que Sim"). É o terrível chefe de Dino, que odeia ver os funcionários felizes e culpa o mais "ingênuo" (o chefe da família Sauro) por qualquer coisa.

Mônica Desvertebrada: Melhor amiga de Fran, é uma dinossaura independente e divorciada, o que influencia a esposa de Dino a lutar pelos seus direitos.

Roy Hess: Melhor amigo de Dino, é um Tiranossauro Rex solteirão e meio bobalhão que está sempre pronto para lhe fazer companhia e embarcar em suas aventuras. Apaixonado por Mônica.

Carlão: Melhor amigo de Bobbie. Tem um estilo malandro radical e está sempre tentando ajudar, mas acaba atrapalhando.


Dubladores

Dino - José Santa Cruz
Fran - Maria Helena Pader
Charlene - Miriam Ficher
Bobby - José Leonardo
Zilda - Glória Ladany
Senhor Richfield - Paulo Flores
Roy Hess - Roberto Macedo
Carlão - Garcia Jr.