Castelo Rá-Tim-Bum

Castelo Rá-Tim-Bum

DVD´s do Castelo Rá-Tim-Bum
DVD Castelo Rá-Tim-Bum
Compare Preços

Castelo Rá-Tim-Bum é um programa infantil de televisão brasileiro produzido e transmitido pela TV Cultura, e pela Rede Pública de Televisão. Voltado para o público infanto-juvenil e seguindo uma abordagem pedagógica, o programa estreou no dia 9 de maio de 1994 até deixar de ser produzido em 1997. Parcialmente inspirado no também educativo Rá-Tim-Bum, deu origem a uma franquia televisiva, da qual também faz parte Ilha Rá-Tim-Bum. Castelo Rá-Tim-Bum é uma criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, entre outros. Em 2007 o programa continua no ar pela Rede Cultura e vai ao ar todos os dias às 18h30 na grade infantil da emissora.

Nino, um garoto de 300 anos de idade, mora num castelo perto da cidade de São Paulo. Impossibilitado de frequentar a escola por causa da idade, Nino não tem amigos, morando com seus tios Victor (3.000 anos) e Morgana (6.000 anos). Através de um feitiço, Nino faz com que três crianças (Pedro, Biba e Zequinha) entrem no castelo atrás de uma bola. Os três acabam se tornando amigos de Nino e visitam o castelo em todos os episódios. O doutor Abobrinha é o principal vilão porque quer substituír o terreno do castelo e no lugar construír um prédio de cem andares.


Quadros

Tíbio e Perônio: Dois cientistas e seus experimentos. (Esses dois além do próprio quadro ainda aparecem em alguns episódios do castelo em papéis de visitantes do castelo).

Porque sim: O personagem Telekid responde às dúvidas de Zequinha.

Como se faz: Videoclipes que mostram o processo de fabricação de vários produtos.

Lavar as mãos: Videoclipe com música de Arnaldo Antunes que dá noções de higiene.

História: Morgana ensina a História das civilizações.

Dedolândia: Dedos que ensinam matemática.


Personagens

Nino (Antonino Stradvarius Victorius II): Personagem principal da série, presente em todos os episódios. Um menino de 300 anos de idade, Nino vive com seu tio Victor e sua tia-avó Morgana por razões nunca citadas na série. Inconformado com o fato de não poder ir a escola(afinal, nenhuma escola poderia aceitar um aluno com 3 séculos de idade), Nino utiliza um feitiço que aprendeu com seu tio, enfeitiçando a bola de Zeca, atraindo a ele e seus amigos Biba e Pedro para o Castelo. Desde então, os quatro se tornaram grandes amigos. Nino é conhecido por suas "reinvenções", pois costuma com frequência criar coisas que já foram criadas, tais como uma câmera de fotógrafo lambe-lambe. Seu quarto é debaixo da escada, numa passagem secreta atrás de um banco, onde se deve empurrar um conjunto de soldadinhos de chumbo para rodar a passagem. O quarto de Nino possui vários brinquedos e o papel de parede é recheado de páginas de quadrinhos.

Dr. Victor (Victor Stradvarius Victorius): Tio de Nino, não sabe-se por parte de quem, se de pai ou de mãe. Um poderoso feiticeiro, amigo das máquinas, animais e crianças. Inventor incrivelmente talentoso também, trabalha para uma companhia de função não especificada(Muito provavelmente uma firma tecnológica). Victor é rígido com Nino quando este está sendo muito teimoso ou preguiçoso com suas obrigações, com freqüência fazendo o tio do garoto exclamar seu bordão "RAIOS E TROVÕES!!!", o qual causa os próprios. Victor tem alguns milenios de idade, o que lhe proporcionou a chance de conhecer figuras históricas, entre elas podendo-se citar sua amizade com Leonardo da Vinci.

Dona Morgana (Morgana Stradvarius Victorius): Tia-Avó de Nino, uma poderosa feiticeira que completou 6000 anos em um episódio da série. Morgana viveu muito, estando presente em muitos grandes eventos e passagens da história e de lendas. No quadro "Bruxaria", Morgana proporcionava aos que assistiam o programa conhecimento sobre as muitas histórias que conhecia, desde lendas místicas da mitologia até fatos históricos como a construção da Grande Muralha da China ou a invenção do Dinheiro. Tem em Adelaide sua fiel companheira e mascote de bruxa. Seu quarto fica na torre mais alta do castelo.

Zeca: Menino mais jovem do grupo de amigos de Nino. Zeca é pequeno, sapeca e muito, mas MUITO curioso. Tanto que, ao menor sinal de alguma coisa que ele não compreenda, logo ele dispara: "Por quê?", iniciando uma sequencia de 'porquês" até alguém perder a calma e berrar "PORQUE SIM, ZEQUINHA!" ou variações da mesma, trazendo o quadro de "Por quê?" para responder a dúvida dos personagens de uma forma que não envolva 'porque sim'.

Biba: Menina do grupo de amigos de Nino. Uma garota esperta, feminina e decidida. Quando não está tirando sarro dos meninos ou agindo como a mais 'responsável' do grupo, Biba gosta de soltar o verbo e dar luz a idéias que geram tanto aventuras como confusões entre o grupo e os demais habitantes do castelo.

Pedro: Menino mais velho do grupo de amigos de Nino. Pedro é, como sua aparência demonstra, um pouco mais intelectual que seus demais amigos. Sempre com boas idéias para brincadeiras ou para exercer sua própria criatividade, Pedro praticamente torna-se líder do grupo na ausência de Nino.

Gato Pintado: Morando dentro da biblioteca do castelo, Gato é apaixonado pela arte escrita e costuma passar seu tempo lendo os livros que tanto gosta ou contando os mesmos na biblioteca de forma rígida. Quando algúem quer um livro, deve consultar com ele, pois ele tem um controle de quem pode ou não tirar os mesmos de lá. De acordo com ele, existem 1005 livros na biblioteca no começo da série.

Mau: Monstro roxo que habita os encanamentos do castelo, seus passatempos envolvem mostrar que ele é mau como diz seu nome, mas aparentemente não tem muito sucesso por que no fundo, ele é um monstro de coração. Seu quadro no castelo involve perguntar aos telespectadores respostas de enigmas ou repetir trava-línguas, sob ameaça de ouvirem sua temível "Gargalhada Fatal". Outro passatempo dele é correr pelos encanamentos do castelo, fazendo barulho.

Godofredo: Monstro um tanto caseiro que mora com Mau nos encanamentos, vive com medo da Gargalhada Fatal, fazendo de tudo para ajudar os telespectadores com os desafios do Mau. às Vezes, entretanto, ele leva a melhor, enganando Mau ou fazendo Mau não dar sua Gargalhada.

Celeste: Uma cobra cor-de-rosa que habita a árvore do castelo, ela é geniosa e um tanto egoísta as vezes, mas nunca chega ser violenta como suas contrapartes do mundo animal. Seu passatempo favorito(para exasperação dos demais) é reclamar que ela é "só uma pooooobre cobra sem pernas, nem pés, nem braços nem mãos".

Porteiro: Ser mecânico que atua como porteiro do castelo, só permitindo a entrada para quem puder seguir instruções de suas Senhas do Dia: coisas como Pular num pé só, citar derivados do leite ou imitar estátuas famosas. Porteiro então emite seu bordão "Plift Ploft Still, a porta se abriu!".

Relógio: Localizado no hall de entrada, Relógio tem orgulho de sempre ser muito preciso e tem como sua obrigação exclamar para todos sobre quaisquer horários importantes, tal como a hora de ir embora ou a hora de Morgana contar suas histórias.

Tap e Flap: Irmão gêmeos, são um par de botas com óculos escuros que sempre falam rimando um com o outro. Alegam terem sido encontrados pelo Dr Victor e trazidos para morar no castelo em certo episódio.

Fura-bolos: Fantoche de dedo, aparece sempre que julga necessário animar alguém com um show da Dedolandia(chamando o quadro dos mesmos, ensinando a contar) ou para lembrar à quem vai comer que devem lavar as mãos(dando começo ao outro quadro, o clipe lavar as maos).

Ratinho: Morando em um buraco de rato com garagem, Ratinho pode ser visto cantando pneu pelo castelo em seu Ratomóvel, indo direto para seu buraco e dando começo ao seu próprio quadro, o qual mostra coisas importantes como jogar lixo no lixo, escovar os dentes, tomar banho e reciclagem. O quadro do ratinho é feito com animação de bonecos de massa.

Adelaide: Gralha de estimação de Morgana. Morgana afirma que encontrou ela ainda filhote, abandonada pela mãe por ser capaz de falar. Adelaide é um tanto criança as vezes, brigando com pessoas por não darem atenção para ela ou por não poder fazer coisas como quer, prontamente ganhando de Morgana uma lição de história referente ao tema.

Lana e Lara: Duas fadas boas que moram no lustre do castelo, se divertem fazendo brincadeiras com objetos ou adivinhações. às vezes descem ao hall para ajudar as crianças, mas no geral não interagem com os demais personagens. Costumam discutir com frequência também.

Radialista: Boneco de um locutor de rádio, seu quadro é exibido apenas após o quadro das fadas, em que elas ligam o rádio e o locutor exibe trechos de um grupo musical efetuando uma música de estilo variado, indo de coral até samba moderno.

Telekid: Rapaz com roupas coloridas e um aparelho ultratecnológico, é o personagem principal do quadro "Por quê?", onde responde as dúvidas dos personagens de modo que possam entender.

Bongô: Um jovem negro fã de música e dança. Ele é o entregador de pizza que pessoalmente se encarrega de trazer pizzas ao castelo, dada sua amizade com os moradores e principalmente com Nino. Sempre de bom humor e de alegria contagiante, soltando suas expressões únicas como "Eu sou elástico mas não sou de plástico!" ou "E fica tudo purpurina!". É Filho de dois fazendeiros que moram no interior, estuda e mora na cidade grande. Notávelmente, Bongô possui um medo quase alienígena de bruxas, mesmo sabendo perfeitamente que Morgana é uma bruxa muito bondosa.

Etevaldo: Um garoto alienígena de planeta não conhecido. Sua primeira visita ao nosso planeta contou com o primeiro encontro com o pessoal do castelo. Após ler um dicionário inteiro em questão de segundos, ele dominou o idioma humano, embora continue cometendo alguns erros de português. Um tanto ingênuo sobre costumes terrestres, mas sempre brincalhão e divertido. Vem visitar o castelo com frequencia, entrando via teleporte direto de sua nave espacial. Seu nome, Etevaldo, foi dado por Zeca, já que seu nome mesmo, no idioma de seu planeta natal, ninguém consegue entender.

Penélope: Uma jovem repórter, muito bonita e popular na televisão, apresentadora de seu próprio telejornal. Sempre destacando-se por sua vestimenta, maquiagem e cabelos cor-de-rosa, Penélope adora visitar o castelo e se divertir com as crianças. Nino, não muito secretamente, tem uma leve queda por ela no começo da série. Perto dos ultimos episódios, Penélope se casou com o igualmente rosa Ulisses, tendo uma filha que batizaram de Nina em homenagem ao Nino. Penélope é conhecida por ser altamente escandalosa quando vê um rato ou quando descobre ou ouve algum fato chocante, soltando um berro de se ouvir no outro lado do mundo.

Caipora: Personagem do folclore brasileiro, Caipora Régia(ou Rê) aparece sempre que alguém assobia. Sempre animalesca, possui um estômago quase furado, comendo de tudo que pode quando proporcionada a chance. Caipora conhece muitas histórias indígenas e gosta de contá-las para as crianças. Entretanto, para poder se livrar dela, só se você conseguir adivinhar a palavra secreta que ela escolheu. Infelizmente, ela sempre acaba dando pistas demais...

Tíbio e Perônio: Dois amalucados cientistas, sempre são mencionados quando um fato interessante "interessaria muito a uma pessoa. Uma não, duas". Tíbio é o mais responsável, enquanto Perônio é mais desligado e infantil. Perônio com frequencia esquece quem é quem, além de possuir uma obsessão em fazer a "Experiência sobre o Vôo das borboletas". Tíbio e Perônio moram em um laboratório em algum ponto da cidade, onde também mora seu bicho de estimação, o "tatatossauro", um monstro de algum tipo do qual nunca se pode ver nada, já que eles próprios morrem de medo. O detalhe mais engraçado dos dois é que Perônio passa a série inteira obcecado em fazer a experiência do vôo das borboletas (Experiência que por sinal falaram tanto e jamais foi realizada!)

Dr. Abobrinha: Um corretor imobiliário(aparentemente) que possui uma obsessão em construir um prédio de 100 andares com estacionamento e acredita que o espaço onde o castelo está seria perfeito para isso. Por causa disso, constantemente se disfarça e tenta fazer os moradores assinarem um contrato de venda, mas sempre falha tanto por ser desastrado como por ser descoberto, jurando que um dia o castelo será seu. Constantemente se irrita por ser chamado de Abobrinha, afirmando que seu nome é "Dr. Pompeu Pompílio Pomposo"... Porém, em um episódio em que seu primo gêmeo Dr. Berinjela aparece, parece muito claro que Abobrinha pode ser o nome verdadeiro dele e que suas afirmações de que sejam "Dr. Pompeu" sejam só um apelido que gosta.

DVD´s do Castelo Rá-Tim-Bum

Compare Preços


Guia de Episódios

1. Tchau não, até Amanhã! - Primeiro Episódio em que Zeca, Biba e Pedro, conhecem por acaso o Castelo Rá-Tim-Bum e o Nino, por causa do Zeca que quase perdeu a bola.
2. Qual o seu Planeta de Origem? (Etevaldo) - Episódio em que eles conhecem o Etevaldo.
3. Meu Nome é Caipora (Caipora) - Episódio em que eles conhecem a Caipora.
4. Quem é Quem aqui? (Penélope) - Episódio em que eles conhecem a Penélope.
5. A Cidade dos Sonhos (Dr. Abobrinha) - Episódio em que eles conhecem o Dr. Abobrinha.
6. Ligeiramente Enjoado (Bongô) - Episódio em que Zeca, Biba e Pedro conhecem o Bongô, pois o Nino já o conhecia. E o Nino come uma pizza inteira e se passa mal.
7. Olha o Passarinho! (Penélope) - Penélope fotografa todos no castelo, mas se esquece da cobra Celeste.
8. Números (Etevaldo) - Nino inventa a matemáquina e todos se multiplicam.
9. Ninguém Gosta de Mim (Dr. Abobrinha) - Celeste faz aniversário.
10. Tudo se Transforma (Caipora) - Episódio das cascas de banana.
11. Eu Prometo (Penélope) - Episódio da eleição no Castelo.
12. Folias Espaciais (Etevaldo) - Nino constrói um foguete, mas se esquece do motor.
13. Alguém viu os Meus Sapatos? (Bongô) - Zequinha perde seus sapatos e o Nino encolhe no final.
14. Luz, Câmera, Ação! (Dr. Abobrinha) - Dr. Abobrinha se disfarça de diretor de cinema, mas é desmascarado.
15. Som do Silêncio (Caipora) - Nino inventa o desafinofone e cria uma barulhada no Castelo.
16. Esportes (Bongô) - Zeca, Biba e Pedro quebram sem querer o troféu do Dr. Victor jogando bola.
17. O Rei Abacaxi (Penélope) - Nino monta uma peça de teatro.
18. Escapou o Saci (Caipora) - O saci apronta todas as confusões no Castelo.
19. O Nino Está Ficando Verde (Dr. Abobrinha) - Nino está doente e toma remédios que o Dr. Abobrinha deu à ele, que começa a se sentir mal.
20. Tudo que Entra, Sai (Etevaldo) - Nino não quer comer e fica com fome, então a Biba prepara uma macarronada.
21. O Nino Mudou (Caipora) - Nino não quer mais ser criança e vira um adulto.
22. Quem Está com Ciúmes? (Penélope) - Nino e as crianças ficam com ciúmes da Biba, porque ela foi ao programa da Penélope e não os convidou.
23. Não Engorda e faz Crescer (Bongô) - As crianças realizam um concurso de sanduíches.
24. A Coelha Efigenia (Etevaldo) - Nino encontra uma coelha na frente do Castelo.
25. Dança da Chuva (Bongo) - Nino faz uma dança da chuva e cai uma tromba d'agua.
26. Auto-Retrato (Bongo) - Dr. Victor faz o quadro e Nino mancha ele com a tinta rosa.
27. Viagem Espacial (Etevaldo) - Nino escolhe onde quer ir e vai para a Lua.
28. O Nino e a Celeste (Penélope) - Nino quer aparecer na TV, mas a Penélope não o pode levar.
29. Livros Sumidos (Penélope) - Nino escreve o romance e a Celeste voa.
30. O Pé de Feijão (Caipora) - Nino planta o pé-de-feijão, a Caipora come as frutas e deixa as cascas, que viram adubo.
31. Capitão Baleia (Dr. Abobrinha) - Nino esconde o invento e o dá pro Capitão Baleia.
32. O Rio Limpo (Caipora) - Caipora usa uma roupa de mergulho e anda no Castelo assustando todo mundo sem querer.
33. Com que Roupa eu vou (Bongô)- Nino não consegue escolher a fantasia pro carnaval no dia em que o lobo mau fugiu do Zoológico e da as caras no Castelo!
34. Dia Anual da Faxina (Bongô) - Nino resolve fazer faxina e deixa tudo de pernas pro ar.
35. Mau-Humor (Penélope) - Nino inventa um desirritador, ele primeiro irrita todo mundo para tentar testar o seu invento, para depois descobrir que ele não estava funcionando! Isso gerou uma grande confusão!
36. Bruxas Boas - Episódio em que os contos de fada somem.
37. Robicleto (Etevaldo) - Nino bagunça o Castelo e inventa um robô pra fazer a limpeza do castelo. Com o Etevaldo, Nino planeja sair de férrias, aproveitando que o robo estava fazendo uma faxina geral, mas o Robe perde o controle e acaba quebrabdo o Castelo inteiro!
38. Quem Procura, Acha (Etevaldo) - Dr. Victor perde o guarda-chuva e o Nino perde o video game.
39. Sole-Mio (Penélope) - Nino inventa um aquecedor e o pessoal se esquenta com ele.
40. Feitiço das Estações (Bongô) - Nino Descobre onde estava um dos livros de magia do Dr. Victor e começa a mexer sem pensar nas conseqüencias! Com isso, ele passou por todas as estações no mesmo dia e descobriu que o livro só fazia três feitiços de uma vez, o terceiro e ultimo permaneceria para sempre! Com isso sente temor de que seu tiu lhe transforme em um o sapo!
41. Falta de Água (Etevaldo) - Nino resolve não tomar banho, mas o Mau se entala no cano e trava todo o encanamento fazendo o castelo ficar sem água.
42. Uma Babá - Nino faz birra e Dr. Victor contrata uma babá.
43. Cupido (Etevaldo) - Nino anda de patins, e conhece a prima dele, a Eduardina.
44. Dor de Dente (Dr. Abrobrinha) - O Mau não quer ir no dentista e o Dr. Abobrinha quase arranca o dente dele.
45. Voltando a ser Criança (Bongô) - Dr. Victor, Zequinha e Mau bebem da poção mágica e volta a ser como eram antes.
46. Gincana (Penélope) - Nino inventa uma brincadeira de menino e a Biba inventa uma brincadeira de menina. Como ninguem se entendeu nesse dia, Nino criou uma gincana para descobrir quem era melhor entre os meninos e as meninas. A disputa por fim acabou empatada.
47. Aula de Magia (Caipora) - Nino pega o chapéu mágico do Dr. Victor e vira o vaso no mesmo dia em que o Tíbio e o Peronio dão as caras no Castelo.
48. O Relógio do Tempo (Etevaldo) - Nino conserta a máquina de música, em um dia que o Doutor Victor estava testando um novo invento que ele falou para o Nino não mexer nele em hipótese alguma, pois os resultados poderiam ser catastróficos! Por coinscidencia, o Etevaldo apareceu no dia e acabou mexendo sem querer enquanto Nino não estava por perto, a invenção fez a Terra parar de girar e todos os relógios do planeta pararam independentes das suas baterias!
49. Professor Contratado (Dr. Abobrinha)- Nino não consegue calcular a conta que deu ao Gato Pintado e o Doutor Abobrinha se disfarça de Professor para tentar comprar o Castelo.
50. Uma Viagem Pelo Brasil (Bongô) - Episódio em que o pessoal arruma as malas para viajar junto com o Bongo pelo Brasil, porém isso não passou de um mal entendido e isso gerou uma confusão tamanha!
51. TV Mania (Penélope) - Episódio em que o pessoal fica vidrado horas na TV para assistir um filme. Mas quando ele ia começar a TV desligou sozinha e o Castelo ficou cheio de pegadas.
52. Zula, a Menina Azul (Penélope) - Episódio em que Zula (A menina Azul) entra no Castelo por acaso.
53. Perguntas Milionárias (Dr. Abobrinha) - O pessoal do Castelo estava sem dinheiro para pagar as contas e ai aparece o Doutor Abobrinha com o jogo milionário da Roda da Fortuna que era aparentemente a solução do Problema, mas era só aparencia mesmo.
54. O Aniversário da Morgana - Episódio em que Morgana faz aniversário e convoca todos para sua festa. Etevaldo, Bongo, Penélope, Caipora e até o Tíbio e o Perônio apareceram na festa. Com toda a festa, o Doutor Victor misteriosamente não voltou do trabalho deixando uma grande preocupação!
55. O Tambor Africano (Bongô) - Nino recebe a encomenda da África e abre a caixa sem permição! Mau sabia ele que aquele instrumento tinha o poder de paralisar quem estivesse a sua volta!
56. Dormir Fora de Casa (Etevaldo) - Ao brigar com o irmão, Etevaldo foge para o Castelo. E fica morando lá até surgir uma outra briga!
57. Onitomino (Penélope) - Nino constrói o esqueleto de dinossauro no Castelo. E quer dar um susto nos seus amigos.
58. É Proibido Entrar com os Animais - Episódio do passeio ao zoológico.
59. Economia Doméstica (Dr. Abobrinha) - Episódio do desperdício elétrico e hidráulico.
60. O Tesouro dos Desejos (Bongô) - Episódio em que Nino encontra o mapa do tesouro. Um tesouro que estava escondido a séculos no castelo e que dentro dele teria o desejo de quem o encontrasse. *Episódio conta com a participação do Neneco.
61. Surrebrifru (Caipora) - Nino monta um quebra-cabeça de 10.000 peças e faz um surrebrifru. A Caipora sem querer destrói o quebra cabeça e come o surrebrifu inteiro! O Nino perdeu a paciencia e brigou com ela, assim a Caipora foi embora e o Nino e seus amigos tem de ir até o mundo onde os personagens do Folclore viviam para pedir desculpas.
62. O Gênio da Lâmpada (Penélope) - Episódio em que Nino conhece um gênio que havia sido amigo do seu tio. O Gênio lhe oferece um desejo e ele pede para ganhar um milhão em dinheiro. Só que o Gênio é meio surdo e não entende direito o pedido!
63. Brinquedos (Dr. Abrobrinha) - Nino constrói um autorama e não encontra o fio. Nesse episódio, Zeca leva seus dois amigos para o Castelo, a Mariana e o Neneco. Eles aproveitam os brinquedos para fazer de conta que é Natal e assim o Doutor Abobrinha entra disfarçado de Papai Noel para novamente tentar comprar o Castelo!
64. Almoço Reforçado (Caipora) - Morgana faz um almoço e o pessoalnão muito afim de comer chamam a Caipora que come toda a comida para eles.
65. Concerto Musical (Bongô)- Nino briga com o Doutor Victor por causa de uma apresentação musical. O Doutor Victor deixa o Nino sem voz e vai para a apresentação. Por sorte do Nino o Bongo fazia parte do grupo que tocaria naquela noite e por coinscidência o grupo teve um problema e o Bongo chama todos para cantarem na Apresentação!
66. Viagem de Barco - Doutor Victor teria um jantar muito importante, e o Nino descobre que quem iria jantar com seu tio era o grande Almirante Costa. O comandante ja havia cruzado os Sete Mares e enfrentado piratas! Aproveitando, o Almirante convidou o Nino para uma viagem a bordo do seu barco!
67. Leonardo da Vinci (Penélope) - Episódio em Dr. Victor conta a história do Leonardo da Vinci.
68. No Fundo do Mar (Etevaldo) - O Nino monta uma praia no meio da sala com direito a Coqueiro, briza e etc. E com seus amigos eles começam a brincar de Surf e etc. Nisso chega o Etevaldo e entra na folia. Com isso, a Morgana acordou e mandou que todos arrumassem a sala. O Nino sabia que a única coisa que deixaria que eles continuassem a folia era uma pérola de verdade. E o Etevaldo consegue levar todo mundo para o fundo do mar!
69. O Cometa X (Bongô) - Episódio em que o pessoal dorme cedo e vê o Cometa às 5:00 da madrugada.
70. Quem Ama o Feio, Bonito lhe Parece (Caipora) - Episódio em que Nino recebe uma escultura de argila que acha bonitinha e faz uma de borboleta para Caipora, que acha feia.
71. Rádio Rá-Tim-Bum (Bongô) - Episódio em que o Dr. Victor vai no navio e comunica com o pessoal pela rádio amadora.
72. Por que Chorar? (Penélope) - Episódio em Dr. Victor viaja para Europa, uma das 13 luas de Jupiter e o Nino se sente triste.
73. O Mau Ataca - Episódio em que Nino abre o livro mágico e o Mau pega o Pedro e a Celeste.
74. Domingo de Páscoa - Episódio em que o Nino tem que encontrar as 10 pistas e encontra os ovos na oficina.
75. Uma Nova Amiga (Penélope) - Episódio em que Penélope e Ulisses têm uma bebê.
76. O Passarinho Ferido (Bongô) - Episódio em que a Biba não consegue cuidar direito do passarinho.
77. Basketball - Nino faz uma quadra de basketball no castelo.
78. Onde Está o Bilhete? (Dr. Abrobrinha) - Nino faz o bilhete pro pessoal e viaja com o Dr. Victor para o Japão, o país que fica no outro lado do mundo.
79. Dicionário (Dr. Abobrinha) - Episódio em que Nino conhece o Dr. Berinjela, o primo do Dr. Abobrinha e compra o dicionário com o recibo.
80. Bolo Especial de Ameixas (Bongô) - Nino faz o bolo e esquece do leite.
81. Alfabeto (Dr. Abobrinha) - Episódio em que Nino ensina o alfabeto pro Zequinha e conhece o Tíbio e o Perônio.
82. Desfile de Moda (Penélope) - Episódio em que Nino encontra a bola cantante do Dr. Victor.
83. Esconde-Esconde (Caipora) - Episódio em que Nino fica invisível.
84. O Avô do Nino - Episódio em que Nino conhecer o Dr. Aldebaran, o seu avô.
85. Circo (Dr. Abobrinha)- Dr. Abrobrinha se disfarça de dono do circo e contrata o pessoal.
86. Jornal do Castelo (Penélope) - Nino não consegue dar recados pro Dr. Victor e resolve fazer um jornal com recados e notícias do dia.
87. Et-Cétera - Episódio em que Nino conhece Et-Cétera, a irmã do Etevaldo.
88. Eclipse Solar (Caipora) - Episódio em que Nino se angustia com a notícia da Caipora.
89. Festa de Despedida - Último Episódio.


Curiosidades

A audiência da série foi considerada um sucesso para a TV Cultura, com uma média de 12 pontos, índice jamais alcançado por uma série educativa ou por um programa da emissora.

Castelo Rá-Tim-Bum foi considerado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) o melhor programa infantil de 1994. Em 1994 e 1995, recebeu a medalha de prata na categoria melhor programa infantil do Festival de Nova York. Em 1995 ganhou o Prêmio Sharp de Música para o melhor disco infantil.

A série foi exibida para toda a América Latina pelo Canal a cabo Nickelodeon entre 1999 e 2001.

O ator Luciano Amaral tornar-se-ia apresentador de um programa de games no "Canal 21", hoje conhecido como "PlayTV".

Existe um episódio do Castelo Rá-Tim-Bum, que não é mais exibido desde 1998 ou 1999.[carece de fontes?] Nesse episódio, Nino e o Etevaldo voltam no tempo. Misteriosamente não se sabe o motivo de que esse episódio parou de ser exibido, Só se sabe que nesse episódio o Nino retorna a biblioteca de Alexandria para pegar um perganinho. O engraçado é que eles erram a data de que eles iriam voltar umas três vezes, parando em diversos pontos do passado.

Em 1999 o programa ganhou uma versão para os quadrinhos, dirigida e produzida pelo quadrinista Eder Araujo, publicada pela Editora Ação. Num formato experimental, pintada a pincel e com roteiros lúdicos e bem trabalhados, saindo do formato "violência infantíl"; já no primeiro número vendeu quase 100 mil exemplares e bateu revistas tradicionais do gênero, como a da Turma da Mônica.

Uma curiosidade engraçada é que em todo quadro do Tíbio e do Perônio, Perônio insistia em fazer a experiência do vôo das borboletas, e Tíbio sempre corrijia e falava que eles iriam fazer a experiência do dia. Os dois debatiam e sempre acabavam fazendo sempre a experiência do dia. Quase todo quadro era assim. Por curiosidade a experiência do Vôo das Borboletas jamais foi feita pelos dois. Em um certo episódio, chegou o tão esperado dia em que finalmente iriam fazê-la, por sinal ocorreu uma queda de força e pos fim a experiência.


Elenco

Nino - Cássio Scapin
Biba - Cinthya Rachel
Pedro - Luciano Amaral
Zequinha - Freddy Allan
Dr. Victor - Sérgio Mamberti
Morgana - Rosi Campos
Penélope - Angela Dip
Dr. Abobrinha(Pompeu Pompílio Pomposo)/Berinjela - Pascoal da Conceição
Caipora - Patricia Gaspar
Bongô - Eduardo Silva
Etevaldo - Wagner Bello
Telekid - Marcelo Tas
Tíbio - Flávio de Souza
Perônio - Henrique Stroeter
Lara - Fabiana Prado
Lana - Teresa de Athayde


DVD´s do Castelo Rá-Tim-Bum

Compare Preços